Durante a elaboração do Plano Diretor, no ano de 2006, a prefeitura voltarredondense dividiu os 52 bairros oficiais da cidade em sete setores, com o objetivo de planejar melhor o desenvolvimento urbano: Norte, Leste, Centro-Norte, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Sul. Veja a população de cada um deles.
Setor Norte (bairros como Santa Cruz, Sta. Rita do Zarur, São Luiz e Dom Bosco) - 24.913
Setor Leste (bairros como Água Limpa, Santo Agostinho e Vila Americana) -52.908
Setor Centro-Norte (bairros como Aero Clube, Barreira Cravo, Voldac e Retiro) - 62.009
Setor Oeste (bairros como Açude, Belmonte e Siderlândia) - 31.679
Setor Sudoeste (bairros como 249, Eucaliptal, São Lucas e Minerlândia) - 26.929
Setor Centro-Sul (bairros como Vila Santa Cecília, Sessenta, N. S. Graças e Aterrado) - 37.299
Setor Sul (bairros Casa de Pedra, Jardim Belvedere e Siderópolis) - 18.299
Sobraram ainda 3.769 moradores que não foram especificados em nenhum bairro, totalizando 257.803 habitantes em todo o município.
O que é lamentável, e inclusive foi tema de reportagem do jornal aQui, é o fato do complexo Roma, mesmo depois de 10 anos oficialmente parte de VR, ainda estar em processo de legalização. Uma área que deverá concentrar boa parte dos novos investimentos da cidade, e que recebeu diversas obras de infra-estrutura, ainda não foi oficializada. O resultado é que o IBGE esteve lá, visitou as casas, mas como não é um bairro oficial, não há dado algum sobre aquela região. Por sinal, a prefeitura precisa verificar isso logo, já que pode significar perda de recursos federais. Estamos de olho.