Foi publicada no jornal aQui deste fim de semana, uma matéria da Lívia Venina - muito interessante, por sinal - sobre a grande especulação imobiliária na cidade do aço. Milhares de famílias têm o sonho da casa própria, não somente em VR, mas em todo o Brasil. Entretanto, o que acontece em nossa cidade beira às raias do absurdo.
É muito difícil para uma família de baixa renda adquirir um imóvel em VR. Segundo a matéria, é quase impossível comprar uma casa na cidade por menos de R$ 100 mil, ainda que a localização não esteja num bairro tão nobre. Em relação aos terrenos, a coisa é ainda mais grave, já que impede a expansão urbana.
Com a valorização da região sul, atualmente não se encontra uma casa por menos de R$ 130 mil no Conjunto Vila Rica, conforme afirmou o secretário de planejamento de VR, Lincoln Botelho. É certamente, esse valor tende a crescer ainda mais, com a vinda do Hospital Regional e Aeroporto Regional. No Complexo Roma, onde estes empreendimentos ficarão localizados, há uma grande oferta de terrenos disponíveis, cujos donos esperam a valorização efetiva deles, para então vendê-los.
A especulação imobiliária é imoral, já que as imobiliárias e proprietários de imóveis retiram das pessoas de baixa renda a possibilidade da realização do sonho da casa própria, e até mesmo impede a vinda de novos investimentos.